Óleo Essencial de Alecrim e a Queda de Cabelo

Óleo essencial de alecrim e cabelo

O alecrim é uma erva culinária e curativa. Assim como o orégano, a hortelã-pimenta e a canela, o alecrim é frequentemente encontrado na forma de óleo essencial. Os óleos essenciais são extratos altamente concentrados e destilados de compostos vegetais voláteis. Estes são usados ​​para cozinhar, limpar, beleza, saúde e outros finalidades.

O óleo essencial de alecrim é uma variedade comum que você pode comprar e usar como remédio caseiro. Os usos de saúde do óleo variam de benefícios antioxidantes e anti-inflamatórios a aprimoramento da memória e muito mais.

Nos últimos anos, houve alegações de que o óleo poderia ser bom para o crescimento capilar. Alguns dizem que pode até prevenir a perda de cabelo, apontando para o uso de alecrim nas culturas mediterrâneas em lavagens de cabelo para promover o crescimento do cabelo por centenas de anos como evidência de apoio.

O óleo de alecrim pode tratar a queda de cabelo?

 

A ideia de que o óleo de alecrim estimula o crescimento do cabelo pode vir dos benefícios básicos de saúde do alecrim. Diz-se que a planta na forma de óleo essencial: têm propriedades anti-inflamatórias, promover o crescimento do nervo, melhorar a circulação

Como o óleo essencial de hortelã-pimenta (também usado para promover o crescimento do cabelo), o óleo essencial de alecrim fortalece a circulação. Como resultado, pode impedir que os folículos capilares fiquem sem suprimento de sangue, morram o que leva à perda de cabelo.

Além de estimular o crescimento do cabelo, o óleo essencial de alecrim é usado para prevenir o envelhecimento prematuro e a caspa. Também pode ajudar o couro cabeludo seco ou com coceira.

Os estudos apoiam as alegações?

De acordo com algumas evidências científicas, o alecrim pode beneficiar o tecido nervoso.

O ácido carnósico, um ingrediente ativo da planta, curou o tecido e os danos nos nervos em um estudo. Essa capacidade de curar as terminações nervosas também pode rejuvenescer os nervos do couro cabeludo, possivelmente restaurando o crescimento do cabelo.

Estudos recentes mais reveladores mostram que o alecrim ajuda diretamente a proteger contra a queda de cabelo. Um teste de 2015 colocou o óleo essencial contra o minoxidil, comercialmente conhecido como Rogaine. Ambos foram usados ​​em humanos com alopecia androgenética (calvície masculina ou feminina).

Os resultados mostraram que o óleo essencial de alecrim era tão eficaz quanto o minoxidil. Durante o processo, ajudou o efeito colateral da coceira no couro cabeludo com mais sucesso do que o minoxidil.

Outro estudo do extrato de folha de alecrim (diferente do óleo essencial) mostrou que estimulou o crescimento do cabelo. Isso ocorreu quando a perda de cabelo foi desencadeada pela testosterona (como na calvície). Este estudo foi realizado em camundongos, entretanto.

Duas revisões clínicas separadas – uma de 2010 e outra de 2011 – também reconhecem o potencial de crescimento do cabelo do alecrim. O primeiro cita um estudo com crescimento capilar bem-sucedido em pessoas com alopecia que usaram óleos essenciais. Um desses óleos essenciais foi o alecrim.

Na última revisão, o óleo essencial de alecrim foi descrito como um restaurador da perda de cabelo. Isto foi devido aos seus efeitos de melhoria da circulação.

Como devo usar o óleo de alecrim para queda de cabelo?

Aqui estão algumas maneiras de tentar usar o óleo essencial de alecrim como restaurador e espessante do cabelo. Tente qualquer um desses tratamentos uma a duas vezes por semana para começar. Use-os com mais frequência quando desejar ou você se sentirá confortável em usá-los.

  1. Massageie diretamente no couro cabeludo
    Ponha cerca de 5 gotas de óleo essencial de alecrim diluídos em óleo carreador (como óleo de vegetal jojoba ou óleo vegetal de coco) e massageie uniformemente no couro cabeludo após o banho. O Enxague após banho é opcional, mas se você enxaguar, deixe o óleo descansar no couro cabeludo por pelo menos 5 a 10 minutos antes.
  2. Misture em seu xampu
    Isso também pode se aplicar a condicionadores, loções ou cremes. Jogue pelo seguro e não adicione muito. Mantenha cerca de cinco gotas a cada 30 gramas do produto base. Depois, use o produto como de costume. Você também pode adicionar 2 a 3 gotas diretamente a qualquer produto de cabelo ao aplicar uma colherada na palma da mão antes de usar.
  3. Adicione-o ao seu próprio xampu caseiro
    Existem muitas receitas online para uma base de xampu. Você também pode adicionar óleos essenciais para seus benefícios preferidos de saúde e beleza. Estes podem incorporar uma mistura de bicarbonato de sódio, óleo de coco, óleo essencial e possivelmente outros óleos.

O que devo saber antes de usar o óleo de alecrim?

Mantenha o óleo essencial BEM LONGE dos seus olhos. Se ocorrer contato, lave rapidamente os olhos com água fria.

Da mesma forma, tome cuidado para não aplicar muito no couro cabeludo. O óleo essencial de alecrim é conhecido por irritar a pele. Pode causar desconforto, mas sem perigos para a saúde. Para evitar irritação da pele, dilua o óleo com um óleo carreador ou outro produto antes de aplicá-lo.

Se tiver dúvida em como diluir um óleo essencial, veja este post.

Não se sabe o suficiente sobre a segurança do uso de óleos essenciais de alecrim durante a gravidez ou amamentação. Embora o uso do óleo essencial para queda de cabelo seja feito apenas topicamente, seja cauteloso – seus efeitos a esse respeito ainda são desconhecidos.


Óleo Essencial de Alecrim e a Queda de Cabelo

Sobre a loja

Se você ainda não nos conhece, muito prazer! 🥰 Somos uma casa de essências e artigos para artesanato de perfumaria. Atuamos neste ramo há 20 anos. Com os nossos produtos você faz: perfumes contratipos (inspirados em perfumes de marca), produtos para aromatização de ambientes e tecidos, cosméticos naturais, cosméticos em geral, produtos de limpeza, e velas aromáticas. Seja muito bem-vinda!

Pague com
  • Pix
  • Pagar.me V2
  • proxy-pagarme-v4
Selos

JM Coutinho LTDA - CNPJ: 04.690.693/0001-42 © Todos os direitos reservados. 2024